Investigadores do ICT desenvolvem metodologia inovadora que aumenta a percepção da existência de estruturas arqueológicas enterradas no solo

Os investigadores do grupo de Geofísica Aplicada à Arqueologia do ICT Rui Oliveira, Bento Caldeira e José Borges, em colaboração com Teresa Teixidó do Instituto Andaluz de Geofísica da Universidade de Granada, Espanha. (Grupo 6) publicaram um artigo na revista Remote Sensing (Special Issue: Advanced Techniques for Ground Penetrating Radar Imaging) que apresenta uma metodologia inovadora para melhorar os dados de georradar.

Geralmente, num local arqueológico não escavado, as estruturas enterradas que podem ser identificadas pelo método de georradar (GPR) encontram-se envolvidas por solo e derrubes das próprias estruturas. Estes derrubes introduzem um tipo de ruído nos dados da prospeção GPR que os métodos tradicionais de processamento não são capazes de eliminar com eficácia.

Neste artigo é apresentada uma metodologia inovadora para melhorar dados de GPR nessas condições de ruído. A metodologia combina o uso da técnica de decomposição em valores singulares aplicada no domínio espetral, permitindo aumentar a eficácia da selação do ruído para sua eliminação e também a automatização do processo de seleção.

Os resultados desta abordagem permitem aumentar a percetibilidade sobre a existência de estruturas arqueológicas enterradas, podendo contribuir para a criação de conteúdos de realidade aumentada para divulgação de locais arqueológicos não escavados.

Oliveira, R.J.; Caldeira, B.; Teixidó, T.; Borges, J.F. GPR Clutter Reflection Noise-Filtering through Singular Value Decomposition in the Bidimensional Spectral Domain. Remote Sens. 2021, 13, 2005.

O artigo está disponível no seguinte endereço: https://www.mdpi.com/2072-4292/13/10/2005