José Roseiro, investigador do ICT vence prémio da Society of Economic Geologists

José Roseiro, aluno de doutoramento na Universidade de Évora (UÉvora) e membro do Instituto das Ciências da Terra (ICT), foi um dos vencedores do prémio Hugh McKinstry Fund (2021), promovido pela Society of Economic Geologists (SEG), com o seu projeto “Putting SW Iberia on the REE global occurrences map: ore forming systems in the northern Ossa-Morena peralkaline transect”, que será parte integrante do seu projecto de doutoramento. A SEG é uma sociedade científica internacional que promove o estudo de recursos minerais à escala mundial, sendo que o Hugh McKinstry Fund é um prémio que visa o apoio a trabalhos de investigação em curso, na área dos recursos minerais, levados a cabo por estudantes, promovendo a sua capacitação e qualificação como geólogos.

O projeto dedicar-se-á ao estudo detalhado das Rochas Ígneas Alcalinas do Nordeste Alentejano, tendo em vista a sua caracterização mineralógica e geoquímica, permitindo assim detalhar o processo de formação destas rochas e avaliar o seu potencial metalogénico. Este trabalho é essencial uma vez que nestas rochas foram identificados valores anómalos de elementos químicos raros, alguns dos quais são matérias-primas críticas à economia da União Europeia, e que são utilizados na indústria tecnológica.

É a terceira vez que este prémio é atribuído a um aluno que realize o seu plano de estudos de Doutoramento em Portugal. Depois de em 2019 um aluno da UÉvora e do ICT ter recebido o prémio, em 2021 a SEG volta a atribuir este prémio a um investigador da instituição, o que é um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área das Ciências da Terra.