Maria João Costa, investigadora do Instituto Ciências da Terra (ICT) na Conferência Climate Science from Space

Maria João Costa, professora da Universidade de Évora, investigadora do ICT e coordenadora do Earth Remote Sensing Laboratory participará no dia 22, pelas 11:25h CET no Block 4 (PART 1) – ENABLING SOLUTIONS FOR CLIMATE TRANSITION, Panel 4: SCIENCE AND INNOVATION ENABLING SOLUTIONS com o tema “Atmospheric monitoring using remote sensing in support of climate science”

A Conferência Climate Science from Space: Synergies for a greener innovation economy realiza-se nos dias 21 e 22 de abril no marco da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia com o Ministério da Ciência e do Ensino Superior e o apoio da Comissão Europeia.

O Desafio Social ‘Ação Climática’ será um importante tema a ser abordado com o objetivo de ajudar a construir pontes que liguem o espaço e os ecossistemas climáticos, e contribuir para o Acordo Verde Europeu e para uma transição para uma sociedade e economia mais verdes e resilientes ao clima.

Como os sistemas espaciais podem melhorar a vida diária e contribuir para proteger nosso planeta?

Com a visão da implementação de iniciativas construídas sobre aplicações espaciais com impacto direto no meio ambiente e na economia, serão discutidos exemplos concretos de desenvolvimentos e inovação em diversos setores. Iniciativas, projetos e políticas portuguesas, europeias e internacionais com inovação e tecnologias para a transformação limpa irão potenciar um equilíbrio adequado entre elementos ambientais, económicos e sociais.

Este conceito enquadra-se com o Programa Trio (DE-PT-SI) de 18 meses do Conselho sobre a necessidade de fomentar um setor espacial competitivo e sua integração na economia europeia, inclusive na promoção de abordagens orientadas pelo mercado e na abertura de espaço para novos atores.

Participarão ainda no mesmo painel Helena Pereira, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Joana Gaspar de Freitas da Universidade de Lisboa, Zafeiris Kokkinogenis da CEiiA e Sofia Cerasoli, também da Universidade de Lisboa

Para mais informações consulte o programa.