Provas públicas de Doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço – João Perdigão

Decorreram, no passado dia 5 de fevereiro de 2021, as provas públicas de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço, Especialidade Física da Atmosfera e do Clima, de João Carlos de Carvalho Branco Perdigão Marquês.

Com a tese intitulada Global and Direct Solar Radiation at Surface over Iberian Peninsula: Variability, Trends and Forecasting, o trabalho contribuiu para a avaliação do recurso solar em dois domínios: análise da evolução da radiação solar à superfície, em particular para Portugal e na Península Ibérica, no contexto das alterações climáticas em curso e, na previsão da radiação solar (global e direta) com base nos resultados de modelos numéricos de previsão do tempo e modelos de transferência radiativa na atmosfera. 

A radiação proveniente do Sol assume-se como fator determinante na modelação do clima do nosso planeta. Por outro lado, o conhecimento adequado do recurso solar e a estimativa das suas tendências no presente e no futuro próximo são fundamentais para avaliar a viabilidade de projetos relacionados com a produção de energia solar. Neste contexto, o conhecimento do fluxo de radiação solar que incide na superfície terrestre e da sua evolução torna-se de extrema importância.

A tese propôs uma nova metodologia para estimar a transparência da atmosfera e apresentou uma climatologia de radiação solar (de alta resolução) sobre a Península Ibérica.

O trabalho de João Perdigão, orientado pelos professores Rui Salgado e Maria João Costa, ambos docentes na Universidade de Évora, foi aprovado com distinção.