Provas de Doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço – Especialidade Física da Atmosfera e do Clima, de Francisco Manuel Tavares Lopes

Decorreram, no passado dia 15 de dezembro de 2020, as Provas de Doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço – Especialidade Física da Atmosfera e do Clima, de Francisco Manuel Tavares Lopes. A investigação realizada na sua tese foca a utilização de previsões de curto-período precisas de radiação normal directa (DNI), do Integrated Forecasting System (IFS), o modelo global do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), no sul de Portugal com o objetivo de melhorar a gestão energética de sistemas de concentração de energia solar (CSP) e as operações de distribuição da mesma na rede eléctrica.

A metodologia adoptada abrange a avaliação e melhoria das previsões horárias de DNI para a região do Alentejo, cuja variação à superfície é significativamente influenciada por nuvens e aerossóis, e a operacionalização das mesmas na simulação de duas centrais CSP. A introdução de DNI e outras variáveis meteorológicas num simulador de centrais eléctricas, permite a estimação de valores de produção energética com base nos diferentes sistemas CSP simulados para a localização de Évora. O resultado desta sinergia de trabalhos mostrou que através de métodos simples de pós-processamento de dados é possível melhorar as previsões de DNI e utilizar as mesmas para o estabelecimento de estratégias de operação e modo a maximizar a produção eléctrica, minimizar perdas energéticas e aumentar os lucros de uma central CSP.

O trabalho de Francisco Lopes, orientado pelo Professor Hugo G. Silva (Universidade de Évora) e co-orientado pelos Professores Rui Salgado e Manuel Collares-Pereira (Universidade de Évora) , foi aprovado com distinção.