Strategy CCUS

No início do seu segundo ano de atividade, o Projeto STRATEGY CCUS, selecionou três das suas oito regiões de análise, no sul e leste da Europa, para realizar estudos mais detalhados sobre as tecnologias de mitigação das alterações climáticas conhecidas como CCUS – CO2 Capture, Utilisation and Storage (captura, utilização e armazenamento de carbono). As tecnologias CCUS são amplamente aceites como uma parte essencial dos esforços para cumprir as metas do Acordo de Paris, com o potencial de reduzir significativamente as emissões dos setores industriais e de produção de energia da Europa.

Os consultores externos e os parceiros do projeto, incluindo os participantes portugueses CIMPOR, Direção Geral de Energia e Geologia, Universidade de Évora e Universidade Nova de Lisboa, selecionaram como zonas de maior potencial para a implantação em larga escala das tecnologia CCUS, o Vale do Ródano na França, a Bacia do Ebro em Espanha, e a Bacia Lusitaniana em Portugal. Este processo de seleção foi baseado num conjunto de critérios que inclui a existência de clusters industriais, condições de transporte e armazenamento geológico de CO2 e oportunidades para a utilização do CO2.

A região de estudo selecionada em Portugal fica na chamada Bacia Lusitaniana, e estende-se pela zona Oeste de Portugal, quer onshore quer offshore, abrangendo as principais instalações emissoras de CO2 situadas entre Figueira da Foz e Setúbal.  

 

O projeto STRATEGY CCUS – Strategic planning of Regions and Territories in Europe for low-carbon energy and industry through CCUS Coordination and Support Action – é um projeto da União Europeia liderado pelo BRGM, o Instituto francês de investigação geológica e mineira, e é uma colaboração de 17 parceiros académicos e industriais de 10 países (França, Espanha, Portugal, Grécia, Croácia, Reino Unido, Roménia, Polónia, Alemanha e Noruega). Teve início em 2019 e vai desenvolver-se até 2022.

O ICT integra o projeto Strategy CCUS e coordena o WP2 em que se avalia as condições técnicas para implementação da captura, transporte, utilização e armazenamento de CO2 nas oito regiões de estudo Vê o novo vídeo e sabe mais no link.