Investigadores do ICT – Évora propõem metodologia para melhorar a previsão de radiação solar directa

No contexto da transição energética, a energia solar desempenha um papel importante para assegurar as necessidades energéticas populacionais. Em particular, as centrais termo-solares produzem e injectam electricidade na rede eléctrica tendo como recurso solar a radiação directa (raios que atingem a superfície na direcção do Sol). De modo a assegurar uma gestão energética mais eficiente e operações de distribuição da mesma na rede eléctrica, é fundamental caracterizar bem a radiação solar directa que irá estar disponível nas próximas horas. Contudo, este recurso solar possui uma elevada variabilidade o que cria incertezas na geração de energia eléctrica, principalmente durante os períodos com nuvens. Melhorar a previsão de radiação solar directa é hoje um dos desafios no âmbito das centrais termo-solares.

Como contribuição para a solução deste problema, os investigadores do ICT Francisco Lopes, Ricardo Conceição, Hugo Silva, Rui Salgado e Manuel Collares Pereira acabam de publicar um trabalho em que utilizam previsões a curto-prazo de radiação solar directa produzidas diariamente pelo Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), em conjunto com medições locais à superfície em Évora para desenvolver métodos para melhorar as previsões. Os resultados obtidos mostram que através da aplicação de métodos regressivos simples é possível melhorar as previsões horárias da radiação directa em cerca de 27.3%. No que diz respeito à previsão de radiação directa para o dia seguinte, consegue-se uma melhoria de cerca de 6%. A utilização das previsões melhoradas na simulação do funcionamento de uma central termo-solar cilindro-parabólica indica que a melhoria da previsão permite aperfeiçoar estratégias operacionais com ganhos de eficiência e económicos.

O artigo tem por título “Improved ECMWF Forecasts of Direct Normal Irradiance: A Tool for Better Operational Strategies in Concentrating Solar Power Plants”, foi publicado na revista Renewable Energy e está disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960148120313859