Universidade de Évora com dois novos projetos aprovados na área da investigação e combate aos incêndios florestais

PyroC.pt e FUEL-SAT foram os dois projetos liderados pela Universidade de Évora que viram recentemente a chancela de aprovação e financiamento da Fundação Para Ciência e Tecnologia (FCT) na 3ª edição do Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais.

Os dois projectos são coordenados por investigadores do Pólo de Évora do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO) uma infraestrutura de investigação e transferência de conhecimentos em que estão envolvidas três unidades de investigação sediadas na Universidade de Évora: Instituto de Ciências da Terra (ICT), Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) e Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA).

O PyroC.pt – Modelação de fogos florestais para avaliação de riscos e estudo da piro-convecção em Portugal – estuda o efeito dos incêndios na atmosfera e na propagação e severidade do próprio fogo.

O Projeto PyroC.pt, é coordenado pelos investigadores do ICT Rui Salgado e
Flavio Couto envolve, para além da Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e tem como principal objetivo obter uma melhor representação da piro-convecção (responsável por nuvens criadas pelo próprio fogo) em previsão numérica do tempo (PNT).

Por seu lado o FUEL-SAT, desenvolvido pela Universidade de Évora (ICT e MED) e o Instituto Superior de Agronomia, é liderado pelos investigadores Sérgio Godinho (MED/ICT) e Nuno Gracinhas (MED) e pretende desenvolver a investigação na caracterização e classificação dos combustíveis.

O objectivo central do FUEL-SAT é desenvolver e testar uma metodologia que combina dados de satélite multiespectrais, LIDAR, e RADAR para estimar e mapear os diferentes tipos de combustíveis florestais na região Centro de Portugal. Ver a nota de imprensa aqui.