Divulgação A Ciência… no Tal Canal

Nestes tempos de confinamento em que muitas das actividades que o CCVEstremoz fazia com regularidade estão adiadas, o CCVEstremoz tem vindo a fazer um esforço para se ir reinventando como forma de continuar a cumprir com a missão de difundir a cultura científica e tecnológica, em especial na área das Ciências da Terra.
Nas grandes crises as velhas receitas não funcionam… e esta é uma grande crise que impede os contactos de proximidade com os públicos. Mas se as velhas receitas não funcionam, é tempo de implementar novas ideias e… alguns velhos sonhos…

Tal como dizia Einstein “Em momentos de Crise só a Imaginação é mais importante que o Conhecimento”. Nesta altura em que algumas escolas reabrem com novas regras, o CCVEstremoz não está alheio ao esforço que está a ser feito de repor a normalidade possível e dá-nos conta de três iniciativas especialmente pensadas para apoiar os professores.

Pôr de pé um projecto já antigo, um canal de vídeo aberto com filmes com conteúdos vocacionados para o Ensino das Ciências da Terra. Destaca-se a estreia de “De Buffon ao gradiente geotérmico”, um filme estruturado em trono de algumas experiências na cozinha que nos levam a perceber o que é e como varia o gradiente geotérmico.

Mas este canal não se esgota apenas nos filmes… a relação da Ciência com a Arte ou as entrevistas com cientistas trabalhando em assuntos importantes para a compreensão do Mundo que nos rodeia serão temáticas regulares. Para a semana o CCVEstremoz celebra 15 anos de actividades a 27 de Maio e… merece a pena ir ao novo canal ver o filme do bolo de aniversário, pois ele é muito mais que um simples bolo, ele é uma porta de entrada diferente para perceber a dinâmica da tectónica de placas no nosso planeta.

Na comemoração do 50º aniversário do dia da Terra a 22 de Abril o CCVEstremoz lançou FAÇA GEOLOGIA DE CAMPO… CÁ DENTRO… uma nova actividade que ensina a praticar técnicas de Geologia de Campo… em Casa…

Porque o fortalecimento da ligação à comunidade escolar é importante para o CCVEstremoz, este resolveu abrir no seu canal de vídeo um espaço aberto apenas a subscritores.
Por apenas 2€ por mês (um valor muito reduzido em termos individuais mas importante em termos colectivos) os subscritores desta modalidade terão direito a participar na 1ª e na 3ª terça-feira de cada mês, entre as 18:00h e as 19:30h, em sessões em directo moderadas pelo director executivo do CCVEstremoz, Professor Doutor Rui Dias da Universidade de Évora, que fará uma apresentação de um tema importante e actual na área das Ciências da Terra, e dará resposta a questões que lhe sejam colocadas pelos participantes.

A primeira sessão será no dia 2 de Junho e será dedicada ao tema “Correntes de convecção… sim… mas…”

+ informações