Geração Solar: lançada App de Ciência Cidadã

A app “Generation Solar” [“Geração Solar”] é a mais recente iniciativa do projeto de investigação GRECO, no setor fotovoltaico, que conta com a participação da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ) no consórcio multinacional. Resultado de um processo colaborativo único de ciência, apoio a tecnologias de informação e participação cidadã, a versão para website da “Generation Solar” já se encontra disponível.

A aplicação digital de ciência cidadã “Generation Solar”, lançada publicamente a 22 de abril, Dia Mundial da Terra, é a mais recente iniciativa do projeto GRECO e pretende constituir-se como uma combinação de informação para investigação científica, apoio a tecnologias de informação e envolvimento cidadão numa rede de investigação.

Para Luís Fialho, investigador da Cátedra Energias Renováveis da UÉ, e do Instituto Ciências da Terra, esta aplicação “vem aproximar sociedade e ciência, neste caso, investigação em energia solar fotovoltaica aberta à participação dos cidadãos” considerando ser este “o caminho da ciência para o futuro”.

Uma das três linhas de atuação do projeto de investigação GRECO, financiado pela União Europeia, através do programa Horizonte 2020, é a Ciência Cidadã. Esta abordagem inclui a participação dos cidadãos em todo o processo e iniciativas, como acontece com a app “Generation Solar”. Esta app, desenvolvida pela empresa de tecnologia e consultoria Basetis, ao longo do último ano, assenta num inquérito aplicado a investigadores e nas contribuições de cidadãos de todo o mundo.

A “Generation Solar” funciona como uma base de dados de instalações fotovoltaicas e tem várias finalidades, incluindo a troca de dados entre os proprietários destas instalações. Outra funcionalidade permite que os dados sejam introduzidos em modelos científicos de análise a eficiência energética.

Através do desenvolvimento e disponibilização desta aplicação, o projeto GRECO pretende impulsionar a aceitação da energia solar entre os utilizadores e dinamizar esta comunidade, enquanto auxilia os investigadores a aumentarem o seu conhecimento em investigação na área fotovoltaica. Mas, a “Generation Solar” é também um divertimento, que inclui uma secção de jogos onde pode desempenhar o papel de um detetive de energia solar, que pode tentar reportar o máximo de instalações fotovoltaicas que conseguir.

Os investigadores Ana Belén Cristóbal López e Carlos del Cañizo, do Instituto de Energia Solar (IES) da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), são os coordenadores internacionais do projeto GRECO, que reúne uma parceria multinacional com 11 instituições, de seis países, e que conta com a participação da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ). De referir que já está disponivel a versão para website da “Generation Solar”, ficando a mesma disponível no dia 4 de maio, na App Store (Android e iOS).