À conversa com Miguel Maia sobre as Jornadas ICT

Nos próximos dias 11 e 12 de Fevereiro realizam-se as Jornadas do ICT.

Este ano, o evento será realizado em formato online e, para percebermos melhor como vão funcionar as jornadas, falámos com Miguel Maia, da Comissão de Organização:

– O que são as Jornadas do ICT

As jornadas do Instituto de Ciências da Terra (ICT) correspondem a um momento anual de encontro, partilha, discussão e reflexão interna relativa aos trabalhos de investigação desenvolvidos durante o ano pelos membros do ICT.  Este centro de I & D está dividido em três Polos e por isso os seus membros encontram-se acolhidos pelo Polo do Porto (Universidade do Porto), Polo do Minho (Universidade do Minho) e Polo de Évora (Universidade de Évora). A organização das Jornadas é por esta razão realizada e acolhida rotativamente entre os diferentes Polos e Universidades, sendo a Organização liderada pelo Polo que as acolhe, e apoiada por membros dos restantes Polos.

– Como vão decorrer as jornadas nestas novas condições?

Neste ano, 2021, o Polo do Porto – Universidade do Porto acolheria presencialmente estas Jornadas que, devido ao contexto pandémico em que vivemos, viram a sua realização passar exclusivamente para o Online. Assim, o programa terá apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos membros do ICT e ainda duas sessões de debate. Os tópicos das sessões de debate são transversais a todos os grupos do ICT. O primeiro tópico será “Geoética e divulgação das Ciências” e o segundo “Recursos, Sustentabilidade e Alterações Climáticas”.

Este contexto obrigou-nos a repensar na totalidade o modo de organização das Jornadas, adaptando-nos a novas ferramentas e modos de comunicar. Mas a ciência faz-se disso, de adversidade e adaptação. Esperando, no entanto, que no próximo ano nos possamos encontrar presencialmente na Universidade de Évora para a edição de 2022.

– As jornadas são fechadas, mas o trabalho é divulgado nos artigos, estudos e projetos do ICT?

Estas Jornadas têm como público alvo, e exclusivo, membros integrados, não integrados e colaboradores do ICT. Não obstante da privacidade desta reunião científica, os resultados que advêm do trabalho de investigação desenvolvido no ICT contribuem para a resolução de questões relacionadas com as ciências da terra que são comuns à sociedade. Exemplo disso são os inúmeros projetos nacionais e internacionais em áreas como: armazenamento e produção energética; estudo de recursos minerais metálicos e não metálicos considerados críticos na EU; identificação, predição e modelação de eventos atmosféricos.

– Se tivesses de destacar um ponto importante sobre as jornadas do ICT, qual seria?

A multidisciplinaridade que as Jornadas apresentam é sem dúvida um trunfo valioso para o ICT. A possibilidade de partilha entre áreas tão distintas, com membros especializados em temas tão diversos, promove a definição de guias de investigação importantes e alinhadas com as necessidades nacionais e europeias.

Pela Comissão Organizadora,

Miguel Maia