ICT desenvolve metodologia inovadora para aumentar a perceptibilidade sobre estruturas arqueológicas enterradas

Os investigadores do grupo de Geofísica Aplicada a Arqueologia do ICT Rui Oliveira, Bento Caldeira e José Borges, em colaboração com André Carneiro do CHAIA, e Teresa Teixidó do Instituto Andaluz de Geofísica da Universidade de Granada, Espanha, publicaram um artigo na revista Remote Sensing (Special Issue: Radar Applications in Cultural Heritage), que apresenta uma metodologia inovadora para densificar dados de georradar (GPR).
Um levantamento de GPR realizado em modo 3D através da aquisição de perfis paralelos possui um problema de subamostragem característico do próprio método. Ao longo do perfil os dados são bem amostrados, mas devido à distância entre perfis, mesmo usando distância curtas, ficam mal amostrados nessa direção. Se a distância for demasiado elevada pode não ser possível detetar estruturas enterradas. Como a antena de GPR possui um padrão de radiação em forma elipsoidal, ao longo do perfil, é possível captar informação lateral. O método de interpolação de perfis GPR agora apresentado é capaz de estimar essa informação em falta a partir de dados adjacentes: entre cada dois perfis é calculado um novo perfil. Esse cálculo é realizado no domínio espectral, através do uso da interpolação de Fourier 2D nos dados. A abordagem foi aplicada com sucesso ao caso de estudo da Villa Romana de Horta da Torre (Fronteira, Portugal).
Os resultados desta abordagem permitem aumentar a nitidez e resolução dos dados de GPR, o que aumenta a percetibilidade sobre a existência de estruturas arqueológicas enterradas no local de estudo.
A metodologia apresentada constitui uma nova operação de processamento de dados GPR não incluída nas operações standard.

O artigo está disponível no seguinte endereço: https://doi.org/10.3390/rs14164069