Investigadores da Universidade de Évora caracterizam o maior incêndio de 2019

No âmbito do projeto “PyroC.pt”, a estudante de Doutoramento, Carolina Purificação, juntamente com os membros do Instituto de Ciências da Terra (ICT), polo da Universidade de Évora, Nuno Andrade, Miguel Potes, Vanda Salgueiro, Flavio Couto e Rui Salgado, publicaram recentemente um estudo em que caracterizaram o maior incêndio de 2019 em termos de área ardida.

O estudo analisou as condições meteorológicas associadas ao incêndio florestal ocorrido em Vila de Rei.

A metodologia baseou-se principalmente no uso do modelo de área limitada com alta resolução espacial, o Meso-NH. As conclusões do presente estudo demonstram que o incêndio se desenvolveu em condições típicas de verão, sob a influência do anticiclone dos Açores e da presença da depressão térmica da Península Ibérica, criando ventos fortes de Noroeste sobre Portugal conhecido pela “Nortada”. Esta conjugação de fatores favoreceu a propagação do incêndio.

A avaliação das condições atmosféricas é de extrema importância para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

Citação: Purificação, C.; Andrade, N.; Potes, M.; Salgueiro, V.; Couto, F.T.; Salgado, R. Modelling the Atmospheric Environment Associated with a Wind-Driven Fire Event in Portugal. Atmosphere 202213, 1124. 

link: https://doi.org/10.3390/atmos13071124