ICT participa no Numerical WildFire 2021 em Cargese, Córsega, 15 a 19 de novembro

Rui Salgado, professor na Universidade de Évora e coordenador do ICT – Évora e Flávio Couto, investigador do ICT, ambos membros do projeto CILIFO para a Criação de um Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais, participam esta semana no Numerical WildFire 2021 com uma comunicação focada nos estudos numéricos de incêndios florestais em Portugal.

O Numerical Wildfire2021 realiza-se na semana seguinte ao II Workshop de Previsão Numérica em Portugal que teve lugar nos dias 11 e 12 de novembro na Universidade de Évora.

Estes workshops são um reflexo do aumento da preocupação publica com a ocorrência cada vez maior de grandes incêndios e a possibilidade de o seu risco e perigosidade aumentarem com as alterações climáticas.

Avanços científicos em várias disciplinas podem ajudar a prever a ocorrência de grandes incêndios ajudando enquanto suporte na tomada de decisão, podendo contribuir para mitigar as perdas provocadas.

O Workshop Numerical Wildfire 2021 em que o ICT participa foca-se nesta questão, reunindo cientistas e sistematizando abordagens de forma a fornecer instrumentos e responder de forma pragmática aos decisores políticos para que possam atuar num espaço de 1-2 anos.