90 segundos de Ciência com Rui Salgado: investigadores do ICT testam modelo para calcular probabilidades e localização de eventuais incêndios provocados por relâmpagos

90 segundos de Ciência com Rui Salgado.

A participação da Universidade de Évora e do Instituto Ciências da Terra no Centro Ibérico para a Investigação e Combate aos Incêndios Florestais – CILIFO, tem conduzido ao desenvolvimento da investigação científica nesta área.

O CILIFO tem por objetivo a investigação e o fortalecimento da cooperação entre Universidades e sistemas de Proteção Civil na Andaluzia e no sul de Portugal.

Neste âmbito, um grupo de investigadores desenvolveu um estudo sobre a possibilidade de estimar a probabilidade de ocorrência e as zonas onde ocorrem descargas energéticas que podem originar incêndios florestais. Com este estudo, pretende-se verificar com que qualidade é hoje possível prognosticar corretamente a ocorrência e a localização de descargas elétricas nuvem-solo e com base em simulações numéricas com modelos de previsão do tempo.

Este modelo pode ser utilizado para estimar a possibilidade e as regiões onde incêndios florestais podem ser originados naturalmente.

Os resultados deste estudo podem ser úteis no futuro no desenvolvimento de um sistema operacional para a avaliação de risco natural de ignição de incêndios.

Oiça a entrevista completa em https://www.rtp.pt/play/p2936/90-segundos-ciencia.