Sabia que a região onde agora fica o Douro tinha um clima tropical?

Fósseis com cerca de 300 milhões de anos, descobertos na Bacia Carbonífera do Douro em Gondomar, permite remontar ao clima passado da região onde agora fica o Douro. A região tinha um clima tropical, mas um período mais seco fez com que as plantas se tivessem de adaptar.

Os fósseis de Iberisetum wegeneri pertencem a um novo grupo de plantas  e têm, segundo Pedro Correia, paleontólogo e investigador do ICT – Instituto das Ciências da Terra/FCUP características “morfológicas singulares”. “Esta região da Península Ibérica teve um clima muito próprio que favoreceu a origem de muitas espécies endémicas com características morfológicas singulares, uma delas foi este fóssil que descobrimos na Bacia Carbonífera do Douro.”

Uma das características singulares destas plantas é “possuírem bainhas foliares com uma organização heliotrópica” que representam “uma novidade evolutiva para os equisetales [ordem de plantas]”. “As bainhas foliares funcionavam como painéis solares, onde as folhas estavam orientadas para o Sol para capturar o máximo de luz para a fotossíntese”, esclareceu o investigador.

Os fósseis de Iberisetum wegeneri representam um novo género e uma nova espécie de um grupo extinto de plantas articuladas [designadas “esfenopsídeas] primitivas, “um grupo ancestral distante do actual Equisetum”, género que agrupa as espécies conhecidas como cavalinhas.

Para Pedro Correia, a descoberta deste fóssil “comprova que os ambientes intramontanos da bacia do Douro tinham um clima muito próprio que favoreceu o aparecimento de espécies que são endémicas àquele local”. “A região era tropical, mas passou por um evento seco, semiárido, e as plantas residentes tiveram de se adaptar ao local, daí a descoberta destes fósseis plantas com características muito singulares”, acrescentou.

A descoberta foi publicada na revista Historical Biology, sendo que o nome dado ao novo fóssil surge em homenagem ao geólogo e meteorologista alemão Alfred Wegener, autor da famosa teoria da deriva continental.