Programa do Dia da Terra

A Universidade de Évora, juntamente com o Instituto de Ciências da Terra, organiza um programa de actividades para assinalar o Dia da Terra que acontece a 22 de Abril de cada ano.
Actualmente, são mais de 190 países que participam no Dia da Terra envolvendo milhões de voluntários por todo o mundo. Sendo a data uma oportunidade para mostrar a riqueza do património geológico. O programa que propomos é bastante diversificado em termos de actividades, inclui palestras, visita a uma pedreira onde é extraído o granito com a denominação “cinza Évora” e um passeio pedestre para dar a conhecer o património geológico na cidade de Évora. 
O ponto de encontro da visita à pedreira é no posto de abastecimento da Galp na avenida Túlio Espanca pelas 09h30 do dia 21 de Abril. É necessário inscrição para participar na visita porque o evento está limitado a 15 pessoas e a deslocação à pedreira é em viatura própria.
O passeio pedestre é no dia 22 de abril, o ponto de encontro é na Praça Joaquim António Aguiar pelas 15h com uma duração de 3h30 sendo necessário fazer inscrição. Recomenda-se  aos participantes que tragam  água, calçado e roupa confortável. 
A par destes duas iniciativas, há um conjunto de palestras a alertar para a necessidade de preservar os recursos do planeta terra. O ciclo de palestras começa às 17h do dia 21 de Abril , no anfiteatro 1 da Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora,  com “… um olhar sobre a “Terra”…”  e o orador é Joaquim GoÍs da Ordem dos Engenheiros e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto seguida pela apresentação de António Correia, geofísico da Universidade de Évora,  sobre o “Porquê estudar os pólos? A minha experiência na Antárctida”, a terminar, António Chambel, hidrogeólogo da Universidade de Évora, apresentará  Água subterrânea: um recurso (in)sustentável? 
Os eventos são abertos à comunidade Eborense, esperando-se uma grande adesão da população.