José Saramago: o seu penetrante olhar sensível e arguto e profundamente humano na Ciência, na Música e na Literatura

6 de Dezembro, Palácio D. Manuel, 21h

Em 2022, completam-se 100 anos do nascimento de José Saramago, único prémio Nobel de língua portuguesa, doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora com uma escrita e uma obra onde está presente o seu penetrante olhar sensível e arguto e profundamente humano.

Associando-se às comemorações do seu centenário, no âmbito do ciclo de debates “Cruzando Saberes com a Escola de Ciências e Tecnologia”, a Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora, a Câmara Municipal de Évora e a Direção Geral de Cultura realizam, no próximo dia 6 de Dezembro, no palácio D. Manuel, pelas 21h, um encontro sobre José Saramago, com diversas vertentes, literária, científica, humanista.

 

Participam:

– Pedro Madureira: Do Memorial do Convento ao Oceano profundo.

Professor Associado no Departamento de Geociências da Universidade de Évora e Doutorado em Geologia. Atualmente, e desde 2012, está destacado como Adjunto da Responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

 – António Saez Delgado: José Saramago e o sonho ibérico”.

Professor catedrático de Literatura na Universidade de Évora, onde é responsável pela Cátedra de Estudos Ibéricos

 – Daniela Côrtes Maduro: José Saramago e ficção científica.

Mestre em Estudos Anglo-Americanos e doutorada em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra. É membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

 – Lara Pinho – Saramago e a mente humana.

Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem da Universidade de Évora. Doutorada em Enfermagem e Saúde e em Psicologia.

 – Mafalda Nejmeddine: Sonatas para cravo: uma imagem sonora da obra Memorial do Convento.

Cravista e investigadora, doutorada em Música e Musicologia na especialidade de Interpretação pela Universidade de Évora e especialista em música antiga portuguesa, nomeadamente a sonata para tecla.

 – Abílio Fernandes: Évora no Imaginário de Saramago.

Ex-presidente da Câmara Municipal de Évora

 – Moderadora: Clara Grácio.

Diretora da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora

 

Para mais informações consultar: https://www.ect.uevora.pt/informacoes/agenda/(item)/36285