10ª Assembleia Hispano-Portuguesa de Geodesia e Geofísica: 28 de novembro a 1 de dezembro de 2022, Palacio de Congresos “El Greco”, Toledo (Espanha)

A Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica realizou a sua primeira edição em 1998 em Aguadulce (Almeria) e, desde então, realiza-se alternadamente entre os países organizadores, Espanha e Portugal, em uma base bienal.

A Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica foi consolidada como o principal fórum de divulgação e intercâmbio científico entre investigadores espanhóis e portugueses em Ciências da Terra, ao longo das edições realizadas.

A receção desta Assembleia está crescendo entre a comunidade científica, com uma média de mais de 200 apresentações e importantes conferencias internacionais.

A 10ª Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica será organizada pelas seguintes instituições:

  • Comissão Espanhola de Geodesia e Geofísica
  • Instituto Geográfico Nacional
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera

A Comissão Espanhola de Geodesia e Geofísica (CEGG) é uma instituição interministerial criado para facilitar a coordenação e colaboração no campo das Ciências da Terra na Espanha e anexado ao Ministério de transporte, mobilidade e agenda urbana por meio da Direção Geral do Instituto Geográfico Nacional.

Um dos seus principais objetivos é promover e apoiar o trabalho, pesquisa e estudos da Terra e do seu meio ambiente e definir as linhas prioritárias de ação pública nos campos da Geodesia e Geofísica.

O Instituto Geográfico Nacional (IGN) é um Diretório Geral do Ministério do transporte, mobilidade e agenda urbana, com o objetivo de planear e gerir as redes nacionais de sísmica, vigilância vulcânica, gravimetria, geomagnetismo, geodesia, além de todos os trabalhos e estudos relacionados a esses tópicos, elaboração de regulamentos e comunicações de alerta.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é a organização responsável pela promoção e coordenação da investigação nos domínios da Meteorologia, Geofísica, Geologia Marinha e das Pescas em Portugal. Foi fundado em 2012 como resultado da integração do Instituto de Meteorologia, do Instituto Português de Investigação das Pescas e do Mar e da Divisão de Geologia Marinha do Laboratório Nacional de Energia e Geologia. É responsável pelo planeamento e gestão da rede sísmica nacional.

As datas selecionadas para a realização da 10a Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica são de 28 de novembro a 1 de dezembro de 2022 e esta terá lugar no Palacio de Congresos de Toledo.

A organização convida toda a comunidade científica espanhola e portuguesa a participar neste congresso. O convite é também alargado à comunidade científica de Europa e do Magreb.

Por isto, os idiomas oficiais das comunicações durante a Assembleia serão o espanhol, o português e o inglês.