Exposição fotográfica “O deserto veio à cidade”: Participa até dia 8 de maio

Entre 15 e 17 de Março de 2022, a Península Ibérica, assim como a Europa Central foram afetadas pelo transporte de poeiras do deserto originárias do Norte de África. Apesar de ser um fenómeno relativamente frequente nesta altura do ano, esta intrusão foi a mais intensa desde que há registos na rede europeia EARLINET – ACTRIS. O transporte de partículas do deserto do Saara foi monitorizado no Laboratório de Deteção Remota (EaRSLab) e no Instituto de Ciências da Terra, na Universidade de Évora. Ainda durante o mês de março, alguns dias depois, novos transportes de aerossóis do deserto com menor intensidade afectaram de novo a Península Ibérica.

O efeito destas partículas é visível a olho nu, como a cor e opacidade conferidas ao céu, a deposição em superfícies, a “chuva de lama” e as auroras e ocasos particularmente coloridos. O concurso, promovido pelo EaRSLab e ICT, pretende aliar a arte da fotografia, à explicação científica do fenómeno e divulgação de resultados, alertando também para os riscos para a saúde humana e formas de proteção.

Participa na exposição fotográfica “O deserto veio à cidade”, enviando até dia 8 de maio, uma fotografia cujo tema seja relacionado com as poeiras do deserto em Évora. Todas as fotografias serão expostas na galeria online, onde será também gradualmente introduzida informação explicativa de alguns fenómenos relacionados com estas partículas. As melhores fotografias serão selecionadas por um júri especializado para integrar uma exposição presencial na Universidade de Évora.

Mais informações e participação em: https://www.earslab.ict.uevora.pt/o-deserto-veio-a-cidade/