II Escola de Verão “Ciência e Tecnologia no Património”

A segunda edição da Escola de Verão “Ciência e Tecnologia no Património” dirige-se, preferencialmente, a estudantes e profissionais com formação nas áreas da Arqueologia, História, Arquitetura, História da Arte, Museologia, Conservação e Restauro e Multimédia, Ciências e Tecnologia da Terra, da Atmosfera e do Espaço que queiram aprofundar e aplicar os seus conhecimentos na área das ciências e das tecnologias aplicadas ao património.
Trata-se de uma iniciativa que resulta da colaboração entre investigadores do Laboratório HERCULES, do CHAIA, do Instituto de Ciências da Terra (ICT) e da Cátedra CityUMacau em Património Sustentável, da Universidade de Évora (UÉ).
A escola integra-se no âmbito do Plano de Ação da Villa Romana de Pisões e do projeto “Requalificação da Vila Romana de Pisões”, coordenado pela Universidade de Évora e financiado no âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.
A participação na escola facultará aos participantes a possibilidade de potenciar as suas competências científicas e profissionais em áreas ligadas ao estudo físico-químico de peças e estruturas arqueológicas, à aplicação da Geofísica em Arqueologia e às novas tecnologias aplicadas ao património cultural. Para o efeito serão organizadas atividades nas diversas áreas, com uma forte componente prática.

Os participantes têm direito a alojamento, seguro, alimentação e transportes locais. As atividades serão realizadas no sítio da Villa Romana de Pisões e no Museu Regional de Beja. Todas as atividades previstas no programa são obrigatórias, sendo que no fim da escola será emitido um certificado de participação.

QUANDO 6 a 10 setembro
DURAÇÃO 20 horas | 5 dias
LÍNGUA Português
LOCAL Villa Romana de Pisões e Museu Regional de Beja, Portugal

COORDENADOR(ES)

Bento Caldeira
Carlo Bottaini
Catarina Miguel

FORMADOR(ES)

André Carneiro
António Candeias
Bento Caldeira
Carlo Bottaini
Catarina Miguel
Fabio Sitzia
José Borges
José Mirão
Marius Araújo
Massimo Beltrame
Mathilda Coutinho
Miguel Machado
Rui Oliveira
Sara Nogueira

UNIDADE RESPONSÁVEL

Instituto de Ciências da Terra e Laboratório HERCULES & Cátedra City UMacau em Património Sustentável da Universidade de Évora

DESTINATÁRIOS

– Alunos de licenciatura e mestrado (1o e 2o ciclo de formação);
– Profissionais das áreas da Arqueologia, Arquitetura, História da Arte, Museologia, Conservação e Restauro e Multimédia, Ciências e Tecnologia da Terra, da Atmosfera e do Espaço ou outras áreas afins.

REQUISITOS

Não aplicável

Nº MÍNIMO DE PARTICIPANTES

5

Nº MÁXIMO DE PARTICIPANTES

10

PREÇO

Estudantes: 100€
Não estudantes: 150€

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Sim

PROGRAMA DETALHADO

Descarregar aqui

HORÁRIO

14h às 18h