Manual técnico de práticas silvícolas para a gestão sustentável em povoamentos de sobreiro e azinheira em edição digital

O ICNF / Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, em conjunto com a Universidade de Évora e Cicitex, produziu um Manual técnico de práticas silvícolas para a gestão sustentável em povoamentos de sobreiro e azinheira.

O objetivo é desenvolver uma base técnica de procedimentos adequados a uma gestão sustentada, adaptativa e adequada a cada local em povoamentos florestais de sobreiro e azinheira.

Direcionado a técnicos e gestores florestais, centra-se nos sistemas florestais (sobreiral, azinhal e silvopastoril), com utilização de modelos de silvicultura de acordo com a “estação” e objetivos de exploração e parcela.

A importância do solo, não só a parte mineral mas também o teor de matéria orgânica, o potencial edáfico e climático, são temas explorados que permitem avaliar a aptidão do território para estas espécies, assim como os riscos bióticos e recomendações para adequada gestão. São ainda abordadas as operações silvícolas a considerar na condução dos povoamentos como as mobilizações do solo, as podas e o descortiçamento e modelos silvícolas que permitam uma gestão sustentável.

Contou com contributos de várias instituições parceiras do projeto Prodehesa-Montado, permitindo assim um caracter multidisciplinar assente em resultados experimentais e muito focada na gestão sustentada dos sistemas florestais, permitindo a atualização de outros documentos anteriores.

Este manual foi elaborado no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriço para a valorização integral da Dehesa-Montado, financiado pelo FEDER, através do Programa Transfronteiriço INTERREG e está já disponível online no website do projeto, em www.prodehesamontado.eu.

Realiza-se ainda uma “Ação de Formação sobre o Manual Técnico de Práticas Silvícolas para a Gestão Sustentável em Povoamentos de Sobreiro e Azinheira” no próximo dia 23 de junho, pelas 14h30, via Zoom. Esta ação é promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal em coordenação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas I.P. (ICNF).

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, com prioridade para os Membros da Ordem.
Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE.
Data limite de inscrição: 18 de junho.