Universidade de Évora na Cerimónia Final: Startup Europe Accelerathon Euroregion Alentejo-Algarve-Andaluzia para os desafios Covid -19 e alterações climáticas

Nuno Guiomar, investigador na Universidade de Évora (MED e projeto CILIFO) e júri do concurso, participará na cerimónia final deste programa aberto de inovação (www.accelerathon.eu) para impulsionar a inovação na Euro-região Alentejo-Algarve-Andaluzia na luta contra o Coronavírus e as alterações climáticas.

A cerimónia final realizar-se-á na próxima quinta-feira, dia 06 de maio, às 16:00 horas em formato webinar.

Durante o evento serão anunciados os nomes dos três finalistas do Accelerathon Spain-Portugal.

O júri avaliou um total de 15 iniciativas apresentadas, das quais as 5 com a pontuação mais elevada serão divulgadas através dos canais de comunicação Finnova e do Firefighting Open Innovation Lab – CILIFO. O júri escolherá a melhor proposta, que será orientada para uma possível apresentação do seu projeto a uma chamada europeia. As restantes quatro iniciativas beneficiarão do serviço de informação sobre ajuda financeira prestado pela Finnova, os finalistas participarão no webinar final em que farão um pitch de 5 minutos.

Participam ainda nesta iniciativa a IrRADIARE e a Comunidade Intermunicipal do Algarve-AMAL. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Ministério da Presidência, Administração Pública e Interna da Junta de Andaluzia.

O “Accelerathon Spain-Portugal: inovação e cooperação contra o Covid-19 e as alterações climáticas” procura abordar os desafios que a Euro-região Alentejana-Algarve-Andaluzia (Euro-Região AAA) enfrenta em questões relacionadas com o Covid-19 e as alterações climáticas. 

Registos webinar em:
https://form.jotform.com/finnova/Final-Accelerathon-EuroAAA

 

Sobre o CILIFO – Projeto Colaborativo (www.cilifo.eu)

O Projeto O Centro Ibérico de Investigação e Combate a Incêndios Florestais (CILIFO) é financiado pelo Interreg V-A Espanha – Portugal – Programa de Cooperação Transfronteiriça POCTEP (2014-2020),tem umorçamento total de 24,6 milhões de euros e é o projeto Interreg Mais Financiado na história do programa de incêndios florestais.  Centra-se no combate aos incêndios florestais e nas suas consequências para a adaptação e mitigação das alterações climáticas; num quadro de cooperação transfronteiriça para a prevenção de riscos e melhoria da gestão dos recursos naturais de Espanha e Portugal na região do Alentejo – Algarve-Andaluzia. No Alentejo, o parceiro do CILIFO é a Universidade de Évora, responsável por várias ações de investigação, inovação, formação e sensibilização. O projeto segue as indicações do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 13: Tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus efeitos.