Projecto para remediação de massas de água afetadas por drenagem de mina, através da utilização de geomateriais vence Programa Promove 2020

O projecto “Avaliação de alternativas de remediação de massas de água afectadas por drenagem de mina, através da utilização de geomateriais” foi selecionado como um dos vencedores do Programa Promove 2020 através da Fundação “La Caixa” e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Através de ensaios à escala laboratorial e à escala piloto, pretende-se identificar e testar vários geomateriais com capacidade de reter metais poluentes em águas de drenagem ácida de minas Portuguesas e Espanholas da Faixa Piritosa Ibérica. O objetivo é apresentar uma medida eficaz para a remediação de águas de drenagem ácida com elevados teores em metais potencialmente tóxicos, antes de chegarem a cursos de água e águas subterrâneas, evitando assim a sua contaminação, diz-nos Rita Fonseca, investigadora do ICT e coordenadora científica do projeto.

O projeto de uma equipa de investigadores do Instituto Ciências da Terra (ICT), que reúne investigadores da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Universidade do Minho consiste na avaliação da eficiência de geomateriais na retenção de elementos potencialmente tóxicos presentes em efluentes mineiros e responsáveis pela contaminação de cursos de água. No estudo são realizados ensaios à escala laboratorial, com amostras de água de dois sistemas hídricos da Faixa Piritosa Ibérica, região transfronteiriça (Alentejo-Andaluzia), uma das províncias metalogenéticas mais contaminadas do mundo. “Serão testados diversos tipos de geomateriais na retenção dos catiões metálicos mais comuns nestes sistemas, privilegiando uma filosofia de economia circular. Para cada tipo vão ser simuladas distintas condições químicas, climáticas e operacionais, analisando as interações contaminante geomaterial em cenários de alteração climática.” diz-nos ainda a investigadora. Finalmente será construído um modelo holístico em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica) recorrendo a técnicas da estatística espacial e geoestatística, visando a reabilitação da água superficial nesta região transfronteiriça com potencial replicação noutros contextos territoriais.

O projeto é coordenado por Teresa Albuquerque, investigadora do ICT e fazem parte da equipa ainda as investigadoras: Teresa Valente, Rita Fonseca, Joana Araújo, Ana Catarina Pinho e Natália Mota, todas do ICT.