Cambiamenti climatici. Passato, presente e futuro – Webinar, 18 de março às 18:30h

Webinar “Cambiamenti climatici. Passato, presente e futuro” pelo Prof. Antonello Pasini, fisico climatólogo do CNR e docente de Física do Clima na Universidade Roma Tre e pelo Prof. Daniele Bortoli, físico da Atmosfera e docente no Departamento de Física da Universidade de Évora, organizado pela Embaixada de Itália em Portugal e pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, em colaboração com CNR-IIA, Centro Nazionale delle Ricerche – Istituto sull’Inquinamento Atmosferico; Universidade de Évora, ICT-Instituto de Ciências da Terra e ERSLab-Earth Remote Sensing Laboratory; ISAC – Istituto di Scienze dell’Atmosfera e del Clima del CNR; Hipácia – Associazione Ricercatori Italiani in Portogallo; Deltaquadro, promozione scientifica.

 

Quinta-feira, 18 de Março de 2021 às 18h30 (horário de Portugal) às 19h30 (horário de Itália) através da plataforma ZOOM. Registo prévio no seguinte link: https://apportugal.zoom.us/webinar/register/WN_ZtzsEXFJSIi3C967JdTNTw

Logo a seguir, após o registo, irá receber um e-mail com o link para aceder diretamente ao encontro no ZOOM.

Recordamos que na plataforma ZOOM é possível escolher a língua portuguesa.

Durante o webinar serão apresentadas as observações obtidas de várias plataformas, quer da superfície terrestre, quer de satélites. Serão ainda descritos os modelos capazes de reconstruir a evolução do clima da Terra no passado recente, para compreender as causas das suas alterações, analisando os impactos cada vez maiores do aquecimento global sobre os territórios, os ecossistemas e o Homem.

 

Mais informações em: https://iiclisbona.esteri.it/iic_lisbona/pt/gli_eventi/calendario/2021/03/webinar-cambiamenti-climatici-passato.html

 

Antonello Pasini é um físico climatólogo do CNR e docente de Física do Clima na Universidade Roma Tre.
Ocupa-se em particular da elaboração e aplicação de modelos matemáticos no âmbito do estudo do clima, com o objetivo principal de identificar as causas das alterações climáticas à escala global e regional, e para estudar os impactos à escala regional e local.
É autor de inúmeros artigos publicados em revistas internacionais e organizador de um livro especializado. Publicou também vários livros de divulgação, os últimos dos quais são Effetto serra, effetto guerra. Clima, conflitti, migrazioni: l’Italia in prima linea (2a ed. 2020), ed. Chiarelettere (escrito com G. Mastrojeni), que trata das influências das alterações climáticas nos fenómenos migratórios, e L’equazione dei disastri: cambiamenti climatici su territori fragili, ed. Codice, sobre os impactos das alterações meteo-climáticas nos acontecimentos extremos em Itália.
É autor do primeiro blogue italiano sobre o clima, Il Kyoto fisso, publicado entre 2007 e 2012 no site do jornal Il Sole 24 ore e agora (desde 2012) publicado nos sites de Le Scienze (edição de Scientific American). O blogue venceu o Prémio Nacional de Divulgação Científica em 2016.

Daniele Bortoli licenciou-se em Física pela Universidade de Bolonha (Itália) em 1998 e concluiu o seu Doutoramento em Física pela Universidade de Évora (UE) (Portugal) em 2005. De 2008 ao 2013 obteve um contrato no âmbito do programa “Ciência 2007” do estado português, para trabalhos de investigação no Centro de Geofísica de Évora (CGE). De 2013 a 2018, foi contratado como investigador principal na UE. Atualmente é professor de Física e Eletrônica no departamento de Física da mesma Universidade. Desde 2007, é encarregado de investigação no Instituto de Ciências Atmosféricas e Clima do Conselho de Investigação Italiano. Em 2007 (ano polar internacional), Daniele Bortoli participou na criação do programa polar português e, desde 2015, é delegado português para o Grupo de Trabalho Atmosférico no IASC (International Arctic Science Commitee) e no SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Research). Bortoli tem colaborações científicas com projetos Antárticos na Itália, Índia, Bulgária e Nova Zelândia e é a pessoa de contacto portuguesa para a rede europeia ACTRIS (Aerosol Cloud and Trace Gases Research InfraStructure).
Suas principais áreas de investigação são a física e a química de compostos atmosféricos, aerossóis e gases. nas latitudes altas / médias, o buraco do ozôno no Ártico e na Antártica e a caracterização da radiação solar. Além disso, Daniele Bortoli desenvolve instrumentação de deteção remota para o estudo da composição atmosférica. Participou em muitas campanhas de medição incluídas em projetos nacionais e internacionais, incluindo 6 expedições à Antártica. Desempenha periodicamente atividades de revisão, participa em júris acadêmicos e adquiriu experiência docente, tendo realizado diversos cursos na Universidade de Évora. É autor e coautor de cerca de 200 publicações, 101 das quais indexadas na base de dados Scopus.