Saiba como evolui a temperatura, o dióxido de carbono e o oxigénio dissolvidos no Alqueva

Investigadores do ICT estudam a evolução anual da temperatura e da concentração de dióxido de carbono e oxigénio dissolvidos na coluna de água de Alqueva.

Os investigadores do ICT Maksim Iakunin, Rui Salgado, Miguel Potes, Alexandra Penha, Maria Helena Novais e Gonçalo Rodrigues publicaram recentemente o artigo científico “Numerical study of the seasonal thermal and gas regimes of the largest artificial reservoir in western Europe using the LAKE 2.0 model” na revista “Geoscientific Model Development”.
Maksim, e os seus co-autores, demonstraram o potencial de dois modelos de lago 1D (FLake e LAKE 2.0) na caracterização das variações de temperatura quer à superfície, quer em profundidade assim como a capacidade do modelo LAKE 2.0 em caracterizar a evolução da concentração de dióxido de carbono e o oxigénio dissolvido na coluna de água.

Este estudo, focado nos anos 2017 a 2019, permite colmatar com sucesso as falhas que possam ocorrer nas medições in situ e é uma porta aberta para a implementação de um sistema de previsão destes parâmetros que são de extrema importância na gestão de um reservatório como Alqueva. No entanto, há ainda detalhes por afinar como por exemplo, o modelo LAKE2.0 não conseguiu reproduzir a magnitude do ciclo diário da concentração de dióxido de carbono dissolvido e no que respeita ao oxigénio dissolvido, o mesmo modelo, não representou correctamente o aumento de concentração causado por um bloom de microalgas.

Esta equipa do ICT teve a colaboração de um colega da Universidade Moscow State University, o co-autor Victor Stepanenko.

Ler o artigo completo aqui.