Estudo do grupo da Atmosfera do ICT destaca os principais mecanismos associados a um evento de poeiras saarianas observado em Évora. 

O estudo teve foco num episódio de extrema mobilização e transporte de poeiras saarianas para Portugal em Fevereiro de 2017. Com o objetivo de analisar as condições atmosféricas associadas com a camada de poeiras observada em Évora a partir de observações de lidar, realizaram-se simulações numéricas com o modelo Meso-NH incluindo a emissão de poeiras. 
Flavio Couto, o investigador responsável pelo estudo, explica que as simulações configuradas num único domínio de 3000 x 3600 km permitiram identificar uma variedade de interações entre a atmosfera e a superfície. Sobre o deserto do Saara, a circulação na baixa troposfera e intensas rajadas de ventos à superfície favoreceram a produção das poeiras por meio de elevadas velocidades de fricção. A aproximação de uma baixa desprendida de latitudes médias, a qual permaneceu quase-estacionária no Oeste do Atlas contribuiu para o transporte das poeiras para fora do deserto. Devido a circulação ciclónica associada com este sistema e que se estendeu por toda a troposfera, a poeira que se encontrava sobre o deserto foi transportada para Portugal. O estudo destaca ainda a importância do uso de modelação atmosférica com emissão de poeiras como suporte à observações de lidar. 
A descrição do episódio e dos mecanismos que levaram ao transporte das poeiras observadas em Évora será publicada na revista “Atmospheric Research” no artigo intitulado “How a mesoscale cyclonic vortex over Sahara leads to a dust outbreak in South-western Iberia”. 
Referência: Couto FT, Cardoso EHC, Costa MJ, Salgado R, Guerrero-Rascado JL, Salgueiro V (2021) How a mesoscale cyclonic vortex over Sahara leads to a dust outbreak in South-western Iberia. Atmospheric Research, 249, 105302. doi: https://doi.org/10.1016/j.atmosres.2020.105302