CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ INAUGURA EXPOSIÇÃO NO EXPOLAB

No próximo domingo dia 20 de setembro, o CENTRO CIÊNCIA VIVA DOS AÇORES – EXPOLAB – comemora o seu décimo primeiro aniversário. Para este importante evento o EXPOLAB convidou o  Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz) a exibir a exposição “POR QUE SOMOS COMO SOMOS; A EVOLUIR HÁ 4570 MILHÕES DE ANOS“. Trata-se de uma exposição com 200 metros quadrados concebida e produzida por um consórcio liderado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz) e que contou com a colaboração dos Centros Ciência Viva do Alviela, Bragança e Proença-a-Nova. A coordenação científica foi do CCVEstremoz, com a colaboração da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, do Instituto de Ciências da Terra e dos Institutos Politécnicos de Leiria e de Bragança.

Nesta exposição a evolução da Vida no nosso planeta é encarada numa perspectiva abrangente, onde o olhar da Biologia se cruza com os da Geologia, da Física, da Química e da Matemática para melhor compreendermos a extraordinária biodiversidade existente no nosso planeta. Cinco visões que se distribuem por cinco grandes ilhas expositivas, que se distribuem em torno de uma espiral da Vida com 4 metros de altura e que permitem ao visitante compreender melhor o longo e lento processo evolutivo. Ao percorrer a exposição o visitante terá a oportunidade de utilizar numerosos módulos interactivos que vão desde a pesca dos tentilhões, aos crânios com água, ao jogo da moeda ou até, tentar caminhar utilizando pesados sapatos de ferro… Uma exposição onde a componente lúdica é utilizada na compreensão de alguns conceitos científicos associados à evolução da Vida na Terra.

A inauguração da exposição será guiada por Rui Dias e Isabel Leal Machado da ECT/UÉvora, que lideraram a equipa que concebeu a exposição e, na mesma ocasião, Rui Dias apresentará a conferência “Da Tectónica de Placas à Evolução da Vida; novas perspectivas para a compreensão da Dinâmica da Terra“. Esta mesma conferência será apresentada também no CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL DALBERTO POMBO na ilha de Santa Maria no dia 23 de Setembro.

No próximo ano, POR QUE SOMOS COMO SOMOS constituirá a principal exposição do EXPOLAB.