A Terra Treme: 5 novembro, 11:05h

A Terra Treme é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

Este exercício vai ter lugar no próximo dia 5 de Novembro pelas 11:05h e ajudará a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.

O ICT associa-se a esta ação. Não podemos impedir a ocorrência de um sismo, mas podemos tentar prevê-lo e tomar as devidas precauções e disposições para minimizar as suas consequências no plano humano. A prevenção sísmica baseia-se em três pontos: o conhecimento do risco regional, através do estudo da sismicidade histórica e instrumental; a adaptação das estruturas aos movimentos fortes prováveis e a preparação das populações e dos serviços de socorro.

O estudo de sismos antigos tem dois objectivos: determinar a magnitude previsível do maior sismo (magnitude característica) e delimitar as zonas atingidas no passado. Este trabalho conduz à realização da cartografia das zonas expostas a um mesmo nível de perigo.

Para conhecer um pouco mais sobre os sismos, é baixar o Folheto a terra treme.