Investigadores do ICT modelam evolução das concentrações de oxigénio, dióxido de carbono e metano em Alqueva

Foi publicado dia 5 de Agosto na revista Geoscientific Model Development um estudo de investigadores do Instituto de Ciências da Terra sobre a modelação dos perfis térmico e físico-químicos em Alqueva.

O objectivo é conseguir prever a evolução de uma conjunto de parâmetros de qualidade da água, com base no seu estado inicial e da previsão meteorológica. De momento foram modeladas as concentrações de Dióxido de Carbono, metano e oxigénio. O trabalho foi realizado no âmbito do projecto ALOP (ALentejo: sistemas de  Observação e Previsão), um projecto financiado pelo Alentejo2020 focado no estudo das interacções entre as massas de água e a atmosfera no Alentejo e particularmente em Alqueva e decorreu de 2016 a 2019.

O artigo agora publicado, da autoria dos investigadores do ICT Maksim Iakunin, Rui Salgado, Miguel Potes, Alexandra Penha, Maria Helena Novais e Gonçalo Rodrigues, tem por título: “Numerical study of the seasonal thermal and gas regimes of the largest artificial reservoir in western Europe using the LAKE 2.0 model” e está acessível em https://doi.org/10.5194/gmd-13-3475-2020.

Neste estudo foi testado, aperfeiçoado e aplicado um modelo designado por LAKE 2.0 desenvolvido na Universidade de Moscovo pelo investigador Victor Stepanenko também co-autor do artigo. O modelo mostrou ser capaz de simular correctamente a evolução do dióxido de carbono dissolvido na água. Relativamente ao oxigénio o estudo concluiu ser necessário incluir uma representação mais realista dos processos de fotossíntese e respiração, particularmente das algas.