Rui Oliveira realizou as Provas de Doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço – Especialidade Geofísica, com a tese “Prospeção geofísica aplicada a Arqueologia”

Decorreram, no passado dia 27 de julho de 2020, as Provas de Doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço – Especialidade Geofísica, de Rui Jorge Braga de Oliveira. A investigação realizada na sua tese, apresenta soluções para problemas de análise e processamento de dados geofísicos de várias naturezas, em contextos em que esses dados, apesar de registados para produzirem modelos muito detalhados da estrutura da subsuperfície como é o caso do ambiente arqueológico, não se revelam de boa qualidade.
As metodologias concebidas além de envolverem uma nova abordagem de processamento integram técnicas de imagiologia que permite produzir modelos geofísicos por fusão dos resultados obtidos pelos vários métodos.
A tese inclui ainda a aplicação das metodologias ao estudo geofísico da Villa Romana de Pisões (Beja), um local caraterizado por possuir condições adversas à aplicação de métodos geofísicos. As abordagens concebidas, depois de aplicadas aos dados obtidos neste local, permitiram identificar anomalias geofísicas que possibilitaram a produção de um modelo interpretativo global da área não escavada da Villa de Pisões.
O trabalho de Rui Oliveira, orientado pelo Professor Bento Caldeira (Universidade de Évora) e Professora Teresa Teixidó (Universidade de Granada), foi aprovado com distinção e louvor.