Workshop: Previsão numérica do tempo em Portugal: modelação da interação superfície-atmosfera

A “previsão numérica do tempo em Portugal: modelação da interação superfície-atmosfera”
Universidade de Évora, Évora, 11 e 12 de novembro de 2021

A previsão numérica é reconhecida nos dias que correm como uma atividade nuclear da maior parte dos serviços meteorológicos da Europa. De uma forma geral, o IPMA segue as diretivas e padrões estabelecidos pela Organização Meteorológica Mundial, enquadra as suas atividades de previsão numérica no contexto científico Europeu – liderado pelo European Centre for Medium-range Weather Forecasts (ECMWF, https://www.ecmwf.int) – e mantém em regime operacional modelos da atmosfera inseridos no sistema numérico ALADIN [1] que desenvolve em parceria e no seio do consórcio internacional ALADIN (http://www.umr-cnrm.fr/aladin).

Vai realizar-se nos dias 11 e 12 de novembro de 2021 a 2ª edição do workshop “A previsão numérica em Portugal” dedicada à modelação dos processos que descrevem a interação superfície-atmosfera, onde o primeiro meio engloba as naturezas: terra, oceano, reservatórios de água interiores, zonas urbanas, gelo e neve. Na atualidade, a modelação adequada desses processos que descrevem as trocas de momento, matéria e energia nesta interface, contribui significativamente para a boa prestação dos modelos de previsão numérica e para a qualidade da previsão das condições do estado do tempo.

O workshop visa a divulgação da atividade de previsão numérica em Portugal, o estabelecimento de novas colaborações e a troca de ideias e know-how que, incorporadas na sua atividade operacional, possam trazer uma mais valia para a prestação de serviços do IPMA. Pretende ainda atrair novos estudantes para a temática, dando visibilidade a esta área nuclear da Meteorologia Operacional.

Oradores convidados:

Clément Albergel (Cientista do ESA Climate Applications

Patrick Le Moigne (Lider do grupo SURface EXternalisée (SURFEX) do Centre National de Recherches Météorologique (CNRM) / Météo-France)

Os resultados e conclusões principais do evento serão alvo da edição de um “Special Issue” no journal “Atmosphere” do Multidisciplinary Digital Publishing Institute, promovida pela comissão de organização, que abrangerá os seguintes tópicos: Modeling development, test, and validation; Surface observations and data assimilation; Surface reanalysis; Land–atmosphere interactions and feedback; Atmosphere–ocean interactions; Cryosphere–atmosphere interactions; Inland waters–atmosphere interactions; Boundary layer processes and modeling; Urban boundary layer; Atmospheric circulations over complex terrain; Land use and climate change; Fire–weather interactions and modeling; Dust mobilization; Transfer of greenhouse gases at the surface–atmosphere interface; Emission of pollen into the atmosphere.

A inscrição e/ou a submissão de um pequeno resumo ao workshop deverá ser efetuada até ao dia 30 de setembro de 2021, no site: https://sites.google.com/view/nwpportugal/home.

Tal como na edição anterior, estamos certos da melhor receção a esta iniciativa, agradecendo a divulgação junto do vosso grupo e de  eventuais interessados.

P’A comissão de organização,

Maria José Monteiro (IPMA/IST/CENTEC)
João Paulo Martins (IPMA/IDL)
Rui Salgado, Flávio Couto (U Évora/ICT)
Rita Cardoso (FCUL/IDL)
Mariana Bernardino (IST/CENTEC)
José Castanheira, David Carvalho (UA/CESAM)
João Santos (UTAD/CITAB)
José Luis Argaín (UAlg)

[1] https://gmd.copernicus.org/articles/11/257/2018/gmd-11-257-2018.pdf