Pólen Alert – Nível de risco: gramíneas; oliveira; As gramíneas e a oliveira já estão no ar!

Após uma primavera chuvosa e um período considerável de confinamento devido a COVID-19, prevêem-se níveis elevados de pólen de gramíneas (a) e oliveira (b), plantas abundantes na região de Évora, incluindo em espaço urbano, e principais responsáveis pelas alergias a pólen. Aproximam-se, por isso, dias menos agradáveis para os indivíduos alérgicos. Se é alérgico a pólen esta informação interessa-lhe. A plataforma digital de acesso livre Pólen Alert, e disponibiliza de uma forma gráfica e de fácil leitura, informação sobre o risco de exposição a pólen (>20 tipos que incluem os considerados mais alergizantes).

Foi criada por investigadores do Grupo de Ciências da Atmosfera, Água e Clima do Instituto de Ciências da Terra (ICT) com a colaboração do Departamento de Informática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora.

Aqui pode consultar informação para 4 cidades portuguesas – Évora, Porto, Guarda e Lisboa – que resulta da colaboração estreita dos polos do ICT de Évora e do Porto (Universidades de Évora e do Porto), com o Instituto Politécnico da Guarda e com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA.

Se é alérgico a pólen esta informação interessa-lhe; conhecer o nível de pólen pode ajudá-lo a gerir a sua alergia, nomeadamente, adotando medidas de prevenção da exposição no período de maior risco, seguindo as indicações dadas pelo seu alergologista ou médico de família.

Se sofre de alergias a pólen, consulte e divulgue o Pólen Alert.

Ver boletim