Provas de Mestrado em Ciências e Tecnologia da Terra, da Atmosfera e do Espaço – Reabilitação de Ambientes Degradados de Joana Araújo

Joana Araújo, membro do Instituto Ciências da Terra, realizou no passado dia 15 de maio, provas de mestrado e, Ciências e Tecnologia da Terra, da Atmosfera e do Espaço – Reabilitação de Ambientes degradados. Este trabalho foi desenvolvido em duas barragens dominicanas, que apresentam elevados níveis de assoreamento, devido às severas condições erosivas, e consequentemente, elevadas taxas de sedimentação, que se verificam na República Dominicana. Utilizando amostras de rochas e solos das duas bacias de drenagem, e de sedimentos do fundo das duas albufeiras, realizou-se uma caracterização geoquímica de todas as amostras e posteriormente um estudo de proveniência, sendo este último, o principal foco deste estudo.

Por via da realização de uma análise geoquímica comparativa relativamente a elementos maiores e traço, nomeadamente, elementos terras raras, foi possível a determinação dos principais traçadores geoquímicos que levaram à delimitação das principais áreas de influência na sedimentação, em ambas as bacias de drenagem. Posteriormente, será possível a utilização de meios de protecção de áreas mais vulneráveis, de modo a que estas barragens possam aumentar a sua capacidade de armazenamento de água e de potencial geração de energia hidroeléctrica.”

Joana Araújo obteve 19 valores e o juri das provas foi constituído pela Profª. Maria João Tavares da Costa – Universidade de Évora, pela Profª. Maria Teresa Durães Albuquerque – Instituto Politécnico de Castelo Branco e pelo Prof. Pedro Miguel Madureira Pimenta Nogueira – Universidade de Évora.